"ESCUTA" ESSA!

As produções da propaganda, narradas por quem "sobreviveu" pra contar essas histórias!

As histórias, locais e os protagonistas, são verdadeiros. Tudo aconteceu exatamente como está narrado.

Ilustrações by Mauro Machado de Oliveira. Born to Paint! Textos: Luciana Meregalli e Waner Biazus

"Eu coloco o 'Vanderley' em cima do 'Lealde'?"

Era o aprendiz de arte tentando falar corretamente o jargão publicitário.

Há um bom tempo atrás, ainda quando a arte-final era feita a mão, tinha um cara que era um ótimo ilustrador. Conterrâneo do Flávio, vinha de Flores da Cunha de carona na moto dele, agarrado feito carrapato. Chegava na agência e abria aquele sorriso escancarado, mostrando que faltava uns "elementos" na sua "comissão de frente bucal". E já que o cara era muito bom com ilustração, o pessoal quis aproveitar as habilidades do aprendiz e ensiná-lo também a fazer past-up (arte-final).

Como o mundo publicitário sempre foi cheio de jargões e de acessórios, ainda mais naquela época, onde arte-final era toda feita a mão, chegaram pro aprendiz:

- "Cara, tu pega folha de opaline, papel cartaz, papel manteiga, caneta nanquin, letraset, esquadro, régua T, compasso e régua escala que tu vai aprender a fazer past-up."

O coitado do iniciante não entendeu nada e naquela hora a única coisa que ele conseguiu esboçar bem foi um ponto de interrogação no meio do rosto. As primeiras artes-finais foram um caos.

- "E essa tal 'manteiga' serve pra quê? Pra passar no pão?", perguntou ele.
- "Não! A gente usa para marcação de máscaras, cores e indicações na Arte-final. É colocada como overlay", respondeu alguém mais paciente.
- "Ok!", respondeu o aprendiz, tentando memorizar aquela carrada de informações.

Passados alguns dias, depois de destruir várias folhas de opaline, detonar uma cartela inteira de Letraset (caríssima na época), entupir umas três canetas de nankin e passar o estilete sobre dois esquadros, tirando "fininho" das pontas dos dedos, finalmente ele concluiu sua primeira arte-final.

Com a Arte-Final debaixo do braço, abriu o seu sorriso característico e perguntou:

- "Eu coloco o 'Vanderley' em cima do 'Lealde'?"
"Quem são esses caras? Não tô entendendo?", respondeu o Waner.
- "Quem não tá entendendo sou eu! Tu me disse que o papel "margarina" se usa como 'Vanderley' e se coloca em cima do 'Lealde'", falou meio confuso o aprendiz.

Foi então que o pessoal caiu na gargalhada ao se dar conta que o cara, todo atrapalhado, tava falando era de Papel Manteiga, Overlay e Layout. O iniciante então, com seu sorriso "aberto" e sem entender bulhufas, disse:

- "Eu falei alguma coisa errada?"

Compartilhe:

Voltar para as Histórias